REI-HO (formas de cumprimento)
Za-rei (cumprimento sentado)
O rei deve ser realizado respeitosamente, seja de pé, seja sentado. Quando sentado, faça a saudação da posição seiza; é considerado falta de educação fazer o rei da posição anza. Ao curvar-se em posição sentada, as mãos devem formar um triângulo na frente do corpo. As mãos assim formadas devem ser colocadas a uma distância do corpo para permitir que o nariz alcance o centro do triângulo. Isso deve ser feito sem que suas nádegas se separem dos calcanhares e sem expor a nuca para a pessoa que você está saudando.
Ritsu-rei (cumprimento em pé)
Um dos mais imitados e menos compreendidos rituais de todas as artes marciais, especialmente no Ocidente, é o rei em pé. É importante lembrar que o aperto de mãos ou tocar a outra pessoa de alguma forma, desde o tapinha nas costas até o abraço, é um costume ocidental considerado mal educado pelos japoneses.
Embora eles tenham aceitado esses maneirismos ocidentais por motivos de negócios, os japoneses não os incluíram em budô. Nas artes marciais, eles ainda são considerados rudes.
O rei em pé é realizado dobrando-se o corpo pela cintura, calcanhares juntos e pés ligeiramente inclinados para cima a fim de não perder o contato visual com a pessoa que você estiver saudando. Deixe as mãos deslizarem para frente das pernas até os joelhos e com os dedos apontando para baixo. Mantenha as costas retas e não segure a reverência por muito tempo; em geral, contar até três é suficiente. Não balance a cabeça para cima e para baixo.
Fico surpreso ao ver alguém batendo nas laterais do corpo quando realiza o rei em pé, um comportamento estranho que pode ser atribuído a diretores de cinema. Isso é incorreto e, em minha opinião, demonstra desrespeito às artes. Uma vez que você pisou no chão do dojo, é importante que sua postura demonstre cuidado e respeito. Assim, não é considerado educado fazer coisas como colocar as mãos no obi (faixa), encostar-se em uma parede ou ficar em pé com as pernas cruzadas.
Rei ao entrar e sair do dojo
Em tradicionais dojos japoneses, é costume saudar ao entrar ou sair do dojo. Isso é feito com uma reverência em pé para mostrar respeito ao sensei e para todas as pessoas que, antes de você, trilharam o caminho para a perfeição. O rei ao entrar no dojo, é para lembrar ao aluno que ele está entrando no mundo do sensei e para deixar o mundo externo do lado de fora. Esse é o primeiro passo na trilha da subida da montanha do conhecimento. De que maneira o aluno que não demonstre respeito para com seu guia pode esperar ser orientado em sua jornada? A saudação ao sair do dojo é um sinal de agradecimento ao sensei por sua orientação e o momento de o aluno voltar para o confuso mundo fora do estabelecimento dosensei. Ao entrar e sair do dojo, o rei é semelhante ao bater na porta de alguém. Esse alguém vem à porta e pergunta o que você deseja. Você responde: "instrução", e a pessoa deixa você entrar. Depois, você agradece à pessoa, dá um aperto de mão e sai. Tudo isso é realizado na casa do sensei por meio do simples rei.
Rei shinzen
No início de cada sessão, a classe é orientada a executar a reverência duas ou três vezes. Na maioria dos dojos, o primeiro rei é realizado em direção do ponto alto do dojo onde uma fotografia do fundador da arte ou do estilo particular do dojo é exibida. Esse rei shinzen demonstra respeito ao fundador e expressa que, como alunos de seu estilo ou ryu, eles empenharão seus esforços na prática e no seguimento de seus princípios.
Alguns dojos exibem um pergaminho em vez de uma fotografia, que pode ser trocado com as estações. O pergaminho representa o coração do dojo e proporciona ao aluno uma sensação de conexão com o passado, principalmente se ele foi feito pela mão do fundador.
Na maioria das vezes, o rei à fotografia ou ao pergaminho é executado na posição seiza.
Eu visitei alguns dojos, fora do Japão, nos quais os alunos ficam em pé e executam o rei. Lembre-se de que cada instrutor tem o próprio método de iniciar e terminar uma sessão.
O segundo rei é realizado ao sensei presente. Ele demonstra o nosso respeito e confiança em seu ensino do que ele mesmo aprendeu.
Rei para o sensei
O rei para o sensei deve ser realizado no início e no fim de cada aula. Ele demonstra a disposição de aprender, a vontade de ser instruído e sua gratidão pela paciência dele em ensiná-lo.
Se o sensei o instrui pessoalmente durante uma aula, você deve saudá-lo com um pequeno mas educado rei. Isso mostra que você está prestando atenção às suas instruções. Ao terminar essa instrução pessoal, você deve saudá-lo novamente. Isso indica que você entendeu suas instruções e que tentará fazer melhor.
Rei para o seu parceiro
Um rei para o seu parceiro no início e ao fim de um treino demonstra respeito à pessoa disposta a treinar com você. Como em todos os outros tipos de rei, ele faz parte da boa etiqueta do dojo e não é uma forma de submissão. As boas maneiras não são um agregado, mas pertencem à arte.
* texto extraído do livro: O CORAÇÃO DO KENDÔ - Darrell Max Craig - Madras Editora