domingo, 3 de abril de 2011

Jujutsu I

JÚJUTSU



        Jújutsu é um termo genérico usado desde o começo do período Edo (1603-1867). Incorretamente, ele descreve as técnicas de mãos vazias, as que utilizavam poucas armas e as que usam diferentes tipos de armamentos. A palavra é relativamente nova e refere-se mais a uma forma de movimentação do corpo do que a uma técnica de combate específica.

        A origem
        O jújutsu é inerente a todas as artes marciais que requerem flexibilidade, o que permite se livrar do inimigo, armado ou não, e ter domínio do próprio corpo (articulações, tendões, músculos, etc.). Pode, também, é claro, ser usado com armas. Assim, aquilo que será chamado de jújutsu e assumirá diversos nomes durante a história das artes marciais japonesas é uma atitude, um modo de ser, uma forma de movimento adaptável a todas as situações e armas e, mais propriamente, um tipo de técnica usada para aniquilar o inimigo com “flexibilidade”.

        O que é chamado de sôgo-bujutsu (総合武術 - “técnicas de combate compostas”) utiliza a arte do jújutsu como um eixo central para o emprego de diferentes armas. As técnicas de luta de mãos vazias no Japão têm origens remotas na história do país. Uma das primeiras referências a técnicas corporais ou combates desarmados encontra-se em duas obras importantes: “Kojiki” (古事記, “relatos de fatos antigos”, de 712) e “Nihon Shoki” (日本書紀, “Crônicas do Japão”, de 720), que relatam o mito de criação do Japão, assim como o estabelecimento da família imperial. Outras referências podem ser encontradas em várias crônicas nipônicas ou pinturas que retratam o sumai no sechi (相撲節), um ritual da Corte Imperial de Nara e Heian em que os lutadores podiam utilizar suas habilidades.


        De acordo com o densho de escolas de jújutsu, algumas das quais pioneiras, como a Shoshô-ryu (諸賞流) e a Takeuchi-ryu (竹内流), esses sistemas de luta de mãos vazias, combinados com o uso de várias armas, iniciou-se no período Muromachi. No entanto, deve-se enfatizar que o movimento corporal nas artes do kenjutsu e do sôjutsu, nos escritos sobre renomados mestres como Kamiizumi, da Shinkage-ryu, e Tsukahara Bokuden, da Shintô-ryu, tinha desenvolvido uma profunda e sutil arte de deslocamento e de manuseio de qualquer arma, como pode ser observado nas técnicas de mutô-dori (無刀捕).

* Texto extraído do livro A Arte do Ninja - Entre ilusão e realidade - Kacem Zoughari - Editora JBC

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