quarta-feira, 9 de março de 2011

Kuzushi (desequilíbrio)


               
Usar a força do modo mais eficiente é fundamental para tirar o equilíbrio do oponente. De acordo com o princípio da dinâmica, ele fica vulnerável e pode ser derrubado com um mínimo de esforço. O ato de desequilibrar o oponente se chama kuzushi. Tendo como referência a postura natural básica, o kuzushi tem oito formas.
           A base do kuzushi consiste em empurrar e puxar, movimentos que são feitos não só com os braços, mas com o corpo todo. Em geral esses movimentos envolvem mais coisas além de puxar e empurrar. Por exemplo, você também pode puxar e soltar, empurrar e soltar, ou empurrar e depois puxar, ou puxar e depois empurrar. O kuzushi pode ser feito tanto em linhas curvas como em retas e em todas as direções. É indispensável você aprender todas as oito formas básicas e usá-las em combinações a fim de efetuar as técnicas fundamentais do judô.
           Para evitar que seu oponente o desequilibre, você deve ceder e depois aplicar seu próprio kuzushi. Quando for empurrado, deixe-se levar pela força do empurrão, mas mantendo seu equilíbrio, e depois puxe. Isso fará com que seu oponente perca o equilíbrio. E quando for puxado, empurre.


* texto extraído do livro Judô Kodokan – Jigoro Kano – Ed. Cultrix

Nenhum comentário:

Postar um comentário