quarta-feira, 9 de março de 2011

Ukemi (quedas)

                Antes de praticar as técnicas de arremesso ou entrar em um randori, é importante dominar bem o ukemi, que é a técnica de cair com segurança. Existem quatro formas de ukemi: para trás, para um dos lados, para frente e rolando para a frente.


                A coisa mais importante que você deve lembrar é: ao cair, bata com força no tatame com um dos braços ou ambos, curve as costas e encolha o queixo em direção ao peito, de modo que sua cabeça não bata no tatame. Comece de uma posição baixa e com quedas lentas, e exercite gradualmente até conseguir cair a partir da posição em pé; por fim pratique o ukemi quando estiver em movimento ou quando for arremessado.


                Depois que você dominar a queda para frente a partir da posição de joelhos, pratique-a a partir da posição agachada e depois da posição em pé. Pratique também a queda para os cantos frontais direito e esquerdo.


Rolamento para frente
                A queda para frente vai protegê-lo em algumas situações, mas se você cair do alto ou for jogado para frente com força, precisa saber rolar para evitar ferimentos. Primeiro, pratique o rolamento a partir da posição agachada; depois da posição em pé. Quando você já estiver rolando com suavidade, sem machucar os ombros ou bater com as costas, comece a rolar a partir de uma corrida. Finalmente, pratique saltar sobre obstáculos. Alterne rolamentos para a direita e para a esquerda.  
        


* texto extraído do livro Judô Kodokan – Jigoro Kano – Ed. Cultrix

                Ao tentar derrubar alguém, lembre-se de que você próprio pode ser derrubado. Todo principiante de judô deve estar consciente disso desde o princípio, e não deve ter medo de ser derrubado, sabendo controlar o corpo numa queda. Os métodos usados em judô para aparar a queda são conhecidos pelo nome de “ukemi”. Existem algumas boas razões para se praticar os métodos de queda: se a pessoa é bem treinada, terá mais resistência ao se ferir numa queda; e o fato de saber cair tem muita relação com o progresso que se alcança nas técnicas de judô. Uma vez apto a cair sem o mínimo receio, a atitude perante a aplicação dos golpes se torna também mais positiva. Quando se é capaz de cair sete vezes e levantar-se oito, alcança-se grande progresso.


                Nosso método de treino parte do simples para o complexo. Inicialmente praticamos a queda de uma posição baixa e gradualmente vamos para uma alta. Primeiro caímos no mesmo lugar e depois mudamos de lugar, até cairmos durante o movimento. A princípio, o movimento é lento, e pouco a pouco vai aumentando a velocidade.

*  Texto extraído do livro O Judô em Ação – Nage-waza – Kazuzo Kudo 9º Dan

Nenhum comentário:

Postar um comentário