sábado, 26 de março de 2011

O JUDÔ COMO EDUCAÇÃO FÍSICA



        Como tive grande sucesso em aplicar o princípio da máxima eficiência nas técnicas de ataque e defesa, eu me perguntei se o mesmo princípio poderia ser aplicado na melhoria da saúde, ou seja, na educação física.
        Qual é o objetivo da educação física? Já ouvimos muitas opiniões sobre isso. Depois de pensar demoradamente sobre essa questão e conversar com várias pessoas que conheciam o assunto, concluí que seu objetivo é tornar o corpo forte e saudável, e, ao mesmo tempo, formar o caráter através da disciplina mental e moral. Tendo assim esclarecido o propósito da educação física, vamos ver até que ponto os seus métodos comuns estão em conformidade com o princípio da eficiência máxima.
        As formas como as pessoas treinam seu corpo são muitas e variadas, mas essas formas sempre entram em duas categorias: esporte e ginástica. É difícil falar de maneira generalizada sobre esportes porque existem muitos tipos diferentes, mas eles compartilham uma característica importante: são de natureza competitiva. Seus objetivos originais não eram promover um desenvolvimento físico equilibrado e uma boa saúde. Inevitavelmente, o que acontece é que alguns músculos são utilizados em excesso, enquanto outros ficam esquecidos. Assim, às vezes o esporte pode causar um problema maior a diversas áreas do corpo. Como educação física, muitos esportes podem não receber uma nota alta – de fato, deveriam ser abandonados ou melhorados -, pois deixam de fazer um uso mais eficiente das energias mental e física, e impedem o progresso em relação à promoção da saúde, da força e da utilização do corpo.
        Por outro lado, a ginástica é muito boa como educação física. Sua prática não causa problemas para o corpo, em geral é benéfica para a saúde e promove o desenvolvimento equilibrado. Mesmo assim, a ginástica, como normalmente é praticada hoje em dia, falha em dois aspectos: interesse e utilidade.

       
      
         Há muitas maneiras de tornar a ginástica mais interessante para o público, mas uma que recomendo é que se pratique um grupo de exercícios que tentei desenvolver. Cada combinação de movimentos de membros, pescoço e tronco é baseada no princípio da máxima eficiência e representa uma ideia. Feitos em combinação, eles promovem de maneira eficaz um desenvolvimento físico e moral harmonioso. Outro grupo de exercícios que criei, o Seiryoku Zen’yo Kokumin Taiiku (Educação Física Nacional de Máxima Eficiência), também é praticado na Kodokan. Seus movimentos não só levam ao desenvolvimento físico equilibrado, mas também consistem em um treinamento dos princípios de ataque e de defesa.
        Para que seja realmente efetiva, a educação física deve ser baseada no princípio do uso eficiente das energias mental e física. Estou convencido de que os futuros avanços na educação física vão estar de acordo com esse princípio.    


* texto extraído do livro Judô Kodokan – Jigoro Kano – Ed. Cultrix

Nenhum comentário:

Postar um comentário