quarta-feira, 9 de março de 2011

O Jujutsu se torna Judô

               
                A maioria das pessoas, sem dúvida, já ouviu as palavras jujutsu e judô, mas será que elas sabem a diferença entre seus significados? Vou explicar aqui o significado real dos dois termos e descrever como foi que o judô veio a ocupar o lugar do jujutsu.
                Muitas artes marciais eram praticadas no Japão durante a sua era feudal, artes que faziam uso de lança, de arco e flecha, de espadas e muitas outras armas. O jujutsu era uma dessas artes. Também chamado de taijutsu e de yawara, era um sistema de ataque em que se podia arremessar o oponente, bater nele, chutá-lo, apunhalá-lo, chicoteá-lo, estrangulá-lo, torcer-lhe ou entortar-lhe os membros e imobilizá-lo; e esse sistema também ensinava as defesas para tais ataques. Apesar de as técnicas do jujutsu serem conhecidas havia muito tempo, só depois da segunda metade do século XVI ele passou a ser praticado e ensinado de maneira sistematizada. Durante o período Edo (1603-1868), o jujutsu se desenvolveu e tornou-se uma arte complexa, ensinada pelos mestres de muitas escolas.
                Em minha juventude, estudei jujutsu com muitos mestres famosos. Seus vastos conhecimentos, o fruto de anos de pesquisas constantes e de ricas experiências, foram muito valiosos para mim. Naquela época, cada pessoa apresentava sua arte como um conjunto de várias técnicas. Ninguém percebia o princípio único que existia por trás do jujutsu. Quando eu percebia diferenças nas formas de ensino das técnicas entre um professor e outro, em geral me sentia perdido, sem saber qual era a correta. Isso me levou a procurar um princípio que delineasse o jujutsu, um princípio que fosse aplicado sempre que se atacasse o oponente. Após um abrangente estudo sobre o assunto, percebi um princípio único que unia tudo: era necessário fazer o uso mais eficiente possível das energias mental e física. Com esse princípio em mente, estudei novamente todos os métodos de ataque e defesa que tinha aprendido, mantendo apenas aqueles que estivessem de acordo com esse princípio. Descartei os que não estavam de acordo e substituí-os por técnicas em que o princípio estava corretamente aplicado. Ao conjunto de todas as técnicas resultantes chamei então de judô, para distinguir essa arte de sua predecessora, e é ela que nós ensinamos na Kodokan.

Jujutsu
Judô
                As palavras jujutsu e judô são escritas, cada uma delas, com dois ideogramas chineses. O ju nas duas é o mesmo, e significa “gentilmente” ou “cedendo passagem”. O significado de jutsu é “arte”, “prática”, e do significa “princípio” ou “caminho”, o Caminho que é o próprio conceito de vida. Jujutsu pode ser traduzido como “a arte gentil”, judô como “o caminho da gentileza”; portanto, primeiro é necessário ceder, para finalmente obter a vitória. Kodokan é, literalmente, “a escola para o estudo do Caminho”. O judô é mais que uma arte de ataque e defesa. É um modo de vida. 
                                                         
   Para compreender o que quero dizer com “gentileza” ou “ceder passagem”, imaginemos que um homem está na minha frente e sua força equivale a dez pontos, enquanto a minha força é de apenas sete pontos. Se ele me empurrar com toda sua força, posso ter certeza de que serei vencido, mesmo eu resistindo com toda a minha força. Isso é opor força com força. Mas, se em vez de me opor a ele, eu ceder espaço na mesma extensão em que ele me empurrou, recuando meu corpo e mantendo o equilibro, meu oponente perderá o equilíbrio. Enfraquecido por essa posição desajeitada, ele será incapaz de usar toda a sua força, e então terá sua força diminuída para três pontos. Como eu mantenho meu equilíbrio, minha força continua sendo de sete pontos. Nesse momento, eu estou mais forte que o oponente e posso derrotá-lo, usando apenas metade da minha força e guardando a outra metade para outra necessidade. Mesmo que você seja mais forte que seu oponente, é melhor primeiro ceder espaço. Ao agir assim, você conserva energia, enquanto seu oponente se enfraquece.
                Esse é apenas um exemplo de como você pode derrotar seu oponente cedendo espaço. A arte foi chamada de jujutsu por ser composta de muitas técnicas que usam esse princípio de não resistir. Vamos olhar alguns outros exemplos do que pode ser conseguido com o jujutsu.
               Vamos supor que um homem está diante de mim. Como um tronco de madeira em pé, ele pode ser empurrado para fora de seu ponto de equilíbrio, para frente ou para trás, com um único dedo. Se, no momento em que ele se desequilibrar para frente, eu passar o braço pelas costas dele e rapidamente colocar meu quadril na frente dele, meu quadril se tornará um ponto de apoio. Para jogá-lo no chão, mesmo que ele seja muito mais pesado que eu, tudo o que preciso fazer é girar um pouco o quadril e puxá-lo pelo braço ou pela manga.


                Digamos que eu consegui desequilibrá-lo para frente, mas ele avança um passo com um dos pés. Eu ainda posso jogá-lo facilmente no chão, apenas colocando o calcanhar abaixo do tendão de Aquiles da perna dele que avançou, um segundo antes de ele colocar todo seu peso naquele pé. Esse é um bom exemplo do uso eficiente da energia. Com apenas um pequeno esforço, consigo derrotar um oponente que possui uma força considerável.
               

   O que posso fazer se alguém vier correndo e me empurrar? Se, em vez de empurrar de volta, eu segurar com as duas mãos os braços dessa pessoa ou a sua gola, colocar o calcanhar de um dos meus pés contra seu abdome, esticar minha perna e sentar para trás, eu posso fazê-lo saltar sobre a minha cabeça.


               Ou suponha que meu oponente se curve um pouco para frente e me empurre com uma das mãos. Esse movimento deixa-o desequilibrado. Se eu segurá-lo pela parte superior da manga que está estendida, girar e colocar minhas costas perto de seu peito e rapidamente me curvar, ele vai voar sobre minha cabeça e cair de costas.


               Como esses exemplos mostram, para o propósito de arremessar o oponente, o princípio da alavanca é muitas vezes mais importante que ceder espaço. O jujutsu também inclui outras formas de ataque direto, como socos, chutes e estrangulamento. A esse respeito, nem sempre a definição “a arte de ceder passagem” carrega o verdadeiro significado da palavra jujutsu. Se aceitarmos que o jujutsu é a arte ou a prática de usar com mais eficiência a energia mental e física, podemos pensar no judô como um caminho, um princípio, para fazermos isso, e assim chegamos a uma verdadeira definição.
               Em 1882, fundei a Kodokan para ensinar judô a outras pessoas. Em poucos anos, o número de alunos rapidamente cresceu. Eles vieram de todas as partes do Japão, muitos abandonaram mestres de jujutsu pra treinar comigo. Com o tempo, o judô tomou o lugar do jujutsu no Japão, e ninguém mais fala do jujutsu como uma arte atual nesse país, embora em outros países essa palavra ainda seja usada.



* texto extraído do livro Judô Kodokan – Jigoro Kano – Ed. Cultrix

Nenhum comentário:

Postar um comentário