Shisei (posturas, posições)
As posições
As técnicas de arremesso possuem duas posições básicas, que são: a posição de autodefesa (Jigo-tai) e a posição natural (Shizen-tai). Esta por sua vez se subdivide em três tipos: a posição natural básica, a posição natural direita e a posição natural esquerda.
A posição natural básica (Shizen-hon-tai)
Separe os pés na largura de uma perna. Distribua igualmente o peso do corpo sobre ambas as pernas. Não deixe o peito nem muito saliente nem muito encolhido, para que o estômago não fique comprimido. Deixe os ombros e os joelhos em “relax” mantendo tensos o abdômen e a região abaixo do estômago. Solte os braços para os lados com naturalidade e fixe o olhar um pouco abaixo do nível dos olhos, como se estivesse vendo algum ponto distante. Encare diretamente à frente com o queixo recolhido.
As posições naturais direita e esquerda (Migi-shizen-tai e Hidari-shizen-tai)
Partindo da posição natural básica, dê um passo à frente com o pé direito e estará na posição natural direita. Se o passo for dado com o pé esquerdo, estará então na posição natural esquerda. Em cada caso, distribua uniformemente o peso do corpo sobre ambas as pernas, voltando a face para frente. O calcanhar do pé que estiver atrás deve estar ligeiramente virado para dentro.
Vantagens da posição natural
a) É fácil de variar para outras posições
b) Poderá manter-se por longo tempo nesta posição
c) Acarreta pouca fadiga
d) É a posição mais eficiente para começar a aplicar um golpe
A posição de autodefesa (Jigo-hon-tai)
Da posição natural, separe os pés um pouco mais, dobre os joelhos ligeiramente, abaixe o tronco e o centro de gravidade. O peso deve estar distribuído sobre ambas as pernas e a face voltada para frente.
As posições de autodefesa direita e esquerda (Migi-jigo-tai e Hidari-jigo-tai)
Da posição de autodefesa básica, dê um passo à frente com o pé direito: você estará na posição de autodefesa direita. Se for com o pé esquerdo, a posição será a de autodefesa esquerda. O calcanhar do pé recuado deve estar ligeiramente voltado para dentro, como nas posições natural direita e esquerda.
* Texto extraído do livro O Judô em Ação – Nage-waza – Kazuzo Kudo 9º Dan
Nenhum comentário:
Postar um comentário