sábado, 26 de março de 2011

 TREINAMENTO ÉTICO




        Vamos ver agora como a compreensão do princípio da máxima eficiência se transforma em treinamento ético.
        Existem pessoas nervosas por natureza e que ficam raivosas por qualquer motivo. O judô pode ajudá-las a se controlar. Através do treinamento, rapidamente elas descobrem que a raiva é um desperdício de energia e que só exerce efeitos negativos sobre elas mesmas e os outros.
        O treinamento de judô também é muito benéfico para quem não tem autoconfiança por já ter cometido erros. O judô nos ensina a buscar a melhor atitude a ser tomada, não importando as circunstâncias, e ajuda-nos a compreender que a preocupação é um desperdício de energia. Paradoxalmente, uma pessoa que cometeu um erro e outra no auge do sucesso estão exatamente na mesma posição. Ambas precisam decidir o que farão a seguir, precisam escolher o caminho que devem tomar no futuro. Os ensinamentos do judô dão a todos os indivíduos o mesmo potencial para o sucesso, tirando-os da letargia e do desânimo, e levando-os a um estado de atividade vigorosa.
        Outro tipo de pessoa que pode se beneficiar com a prática do judô é o descontente crônico, que imediatamente culpa os outros por suas próprias falhas. Esse tipo descobre que o estado negativo de sua mente vai contra o princípio da eficiência máxima e que viver de acordo com esse princípio é a chave para atingir um estado mental confiante.   


* texto extraído do livro Judô Kodokan – Jigoro Kano – Ed. Cultrix

Nenhum comentário:

Postar um comentário